Novo sistema para emissão de passaporte no Estado

Desde novembro está mais fácil solicitar o passaporte no Paraná. Além de não ter mais fila, o agendamento, a guia de recolhimento e o protocolo são obtidos gratuitamente pela internet. O novo modelo foi implantado para eliminar as filas e reduzir os custos. Porém, ainda há quem encontre dificuldade e paga para outras pessoas o que é de graça.

O chefe da Comunicação Social da Superintendência da Polícia Federal no Paraná, Altair Menosso, diz que o único pagamento é o da guia de recolhimento, no valor de R$ 156,07. ?Com a implantação do novo modelo de passaporte, o agendamento, protocolo e a guia podem ser obtidos pela internet. Basta acessar o site www.dpf.gov.br, no link passaporte?, afirma.

Acesso

Segundo Menosso, a dificuldade está no acesso à internet. ?Nem todos têm, mas isso pode ser feito em lan-houses. A própria pessoa que, com seus dados pessoais, preenche a solicitação, imprime e paga. O que acontece, porém, é que algumas pessoas desconhecem a área de informática, têm receio e pagam para empresas que prestam esse serviço?, diz.

Além de comentar que esse pagamento ?extra? é desnecessário, Menosso avisa que ?não existe nenhuma empresa autorizada pela Polícia Federal para prestar serviços ligados ao passaporte, já que está tudo disponível no site?. ?O cidadão pode ter acesso a isso a custo zero?, conclui.

Documentos

No site oficial da PF, há a relação dos documentos necessários para a obtenção do passaporte. As informações são claras e auto-explicativas: documento de identidade; título de eleitor e comprovante de que votou na última eleição ou declaração da Justiça Eleitoral; comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório (homens até 45 anos); certificado de naturalização; pagamento da taxa (guia de recolhimento da União); passaporte anterior (se tiver). Não é mais necessário levar fotos. No dia agendado (pela internet) o solicitante deve levar também o protocolo gerado pelo site.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo