Com a inauguração do shopping Pátio Batel, na terça-feira, frequentadores da região reclamam do aumento do tráfego de veículos na região da Avenida Batel e ruas próximas. A Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) informou que o alvará de construção do shopping foi emitido mediante assinatura de Compromisso de Ajustamento de Conduta por parte dos responsáveis pelo empreendimento. Enquanto as obras não são executadas, motoristas e pedestres sofrem com o fluxo de automóveis, principalmente nos horários de maior movimento.
Alécio Pedro é motociclista e diz que o trânsito, que já era complicado, está ainda pior. “Já está tudo travado”. Para Márcio Alves da Cunha, “passar no Batel em horário de pico beira o insuportável. Não sei qual é a solução, mas algo precisa ser feito”. Ele destaca que a tendência é piorar nas datas comemorativas, quando o movimento nos shoppings é maior. “Imagine como vai estar no Natal”.
Prazos
Conforme nota da prefeitura, “a Secretaria do Urbanismo concedeu o certificado de vistoria de conclusão de obras ao empreendimento depois de receber pareceres positivos das secretarias de Trânsito e de Obras, de vistorias na região para ver se as medidas compensatórias como sinalização, recape de pista, plano de saneamento, manutenção de calçadas, alargamento da Hermes Fontes (entrada e saída de caminhões para carga e descarga), entre outras, foram feitas corretamente”.
Não há levantamento por parte da Setran sobre o aumento do fluxo de veículos. Ainda de acordo com a nota da prefeitura, o shopping tem prazo para executar uma série de obras na região. “As medidas estão de acordo com diretrizes estabelecidas pelas secretarias municipais de Urbanismo, Obras Públicas, Trânsito (Setran) e Meio Ambiente e pelo Ippuc . E devem ser implantadas em prazos que vão de quatro a oito meses”.