Novo playground no Passeio Público terá balão

A aventura de um passeio de balão feito pela espanhola Maria Aida, no dia 21 de abril de 1909, no centro de Curitiba, serviu de inspiração para a construção de um novo playground no Passeio Público, o mais antigo parque da capital.

A obra teve início essa semana e deverá ser concluída em 60 dias. A maior atração do novo parquinho será um balão de metal, que homenageará os 100 anos do voo do balão Granada, de Aida, completos ano passado.

No início do século passado, Aida decolou do Passeio Público, voou pelo centro da cidade até pousar forçadamente na torre da Catedral de Curitiba, ato considerado audacioso e bastante aclamado pela população da época.

O balão, uma estrutura de 5,39 metros, terá uma cesta elevada 1,5 metro do chão, na qual as crianças poderão entrar. Ao todo, a estrutura do novo playground irá ocupar 1,3 mil metros quadrados no Passeio Público, conforme explica a chefe do setor de projetos do Departamento de Parques e Praças da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), Loreley Motter Kikuti.

“A construção desse balão traz um pedaço da história do Passeio Público à tona, retratamos de maneira lúdica e muito divertida para as crianças o que aconteceu no passado. Com a construção desse novo playground, bancos, gangorras e balanços antigos serão retirados para dar lugar aos novos brinquedos”, conta. Outros brinquedos em locais diferentes de onde será construída a estrutura também serão reformados.

De acordo com Kikuti, além do balão central o playground virá acompanhado de seis escorregadores com níveis e formas diferentes, tobogã simples e com pistas para escorregar em dupla.

O playground também terá conjuntos de gangorras, balanços, um carrossel e uma centopeia. “A centopeia será feita de arcos, sendo que os pés serão em cimento. Teremos ainda materiais que incentivarão as crianças e que deixarão as brincadeiras mais alegres”, adianta. Para subir na plataforma, a criança poderá usar a escada de metal, de corrente ou as garras de escalada.