A Prefeitura vai simplificar o preenchimento do cartão de Estacionamento Regulamentado (EstaR), liberando o motorista da obrigação de escrever a placa do veículo. A mudança valerá a partir de segunda-feira.
?O preenchimento da placa será dispensado para facilitar a vida de quem usa o estacionamento rotativo.
A identificação não é essencial, porque o cartão fica dentro do próprio veículo?, afirma a diretora de trânsito da Urbs, Rosângela Battistella.
Com o novo modelo de cartão-raspadinha, o motorista não vai mais precisar de caneta. Bastará raspar os campos correspondentes ao ano, mês, dia, hora e minuto do estacionamento. O campo reservado à placa poderá ser deixado em branco. Os próximos lotes do cartão-raspadinha já serão impressos sem o campo destinado ao preenchimento da placa.
Prazo
Os cartões do modelo antigo do EstaR podem ser usados até o dia 31 do mês que vem. O prazo inicial terminaria em 29 de fevereiro, mas foi prorrogado. A partir de 1.º de abril, apenas cartões-raspadinha serão aceitos nas áreas de EstaR. O novo cartão traz impresso o preço, de R$ 1,00 por uma hora de estacionamento. ?Isso inibe a ação de flanelinhas e dos atravessadores ilegais.
A informação do preço é muito clara. Só vai pagar a mais quem quiser?, afirma Rosângela.
Os cartões antigos que não foram usados poderão ser trocados pelos novos modelos durante o mês de abril, em três locais: no posto da Urbs, na Rua da Cidadania Matriz (Praça Rui Barbosa), na central de atendimento da Diretran (Rua Benjamin Constant, 157) e no setor de atendimento do EstaR, no bloco ferroviário da rodoferroviária (Avenida Affonso Camargo, 330, Jardim Botânico). Os agentes do EstaR não farão a troca na rua.