Novenas atraem multidão de fiéis

A dona de casa Elizabete Santos, 40 anos, freqüenta as novenas no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Curitiba, há 15 anos. Durante esse tempo, sua filha nasceu e teve sérios problemas renais. “Ela ficou fazendo tratamento, mas os médicos diziam que não tinha chances de sobreviver. Então comecei a vir na novena”, contou. Atualmente, Elizabete vai toda quarta-feira à novena e em algumas oportunidades com sua filha, que aos 15 anos passa muito bem. “Hoje ela não veio porque joga handebol”, contou.

Essa é apenas uma das milhares de histórias bem sucedias dos freqüentadores das novenas da igreja. A cada quarta-feira, cerca de 26 mil pessoas passam pelas novenas que acontecem de hora em hora das 7h às 20h. “Estamos completando 35 anos do santuário no próximo dia 27 de junho. A história da igreja está diretamente ligada à novena”, contou o padre Joaquim Parron, administrador do santuário.

Na década de 60, elas eram feitas na Igreja da Glória, na Avenida João Gualberto. A igreja tinha capacidade para 300 pessoas, mesmo assim iam 10 mil pessoas nas seis novenas a cada quarta-feira. “Então surgiu a necessidade de uma igreja maior e foi construído o santuário, com capacidade para 2 mil pessoas”, lembrou.

Padre Joaquim contou que, no mês de março, Mercato fez uma sondagem para verificar o perfil dos freqüentadores da novena e descobriu que ele é bem variado. “São pessoas de várias classes sociais”, disse. Entre os dados destaca-se que 90% das pessoas que vão às novenas não são paroquianos. Dos freqüentadores 12% tem pós-graduação ou graduação. “É interessante que embora sejam mais mulheres, a diferença não é tão grande como em outras igrejas. São 55% mulheres e 45% homens”, contou. As pessoas com idade entre 25 e 50 anos representam 70% dos freqüentadores.

O padre destacou que a presença de pessoas na novena é o maior fenômeno religioso do Estado, tendo inclusive chamado a atenção do padre Marcelo Rossi. “A edição deste mês da revista Terço Bizantino, publicação do padre Marcelo, traz a reportagem de capa sobre a história de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e sobre o santuário”, lembrou.

Uma das explicações que podem ser dadas sobre a presença de pessoas nas novenas é o número de milagres realizados. “Isso vai passando de boca em boca e o número de pessoas aumenta cada vez mais.” O padre lembrou também que as novenas levam apenas 30 minutos cada. “Ela é freqüentada por estudantes, empresários, donas-de-casa e várias pessoas que conseguem parar suas atividades por meia hora e vir a novena. Como o tempo é pequeno não atrapalha o dia-a-dia dessas pessoas.”

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo