Tem gente que fica do lado de fora. |
Quem passa pela Rua Ubaldino do Amaral, no Alto da Glória, em Curitiba, às quartas-feiras, já se acostumou a ver o grande movimento no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A tradicional novena realizada na paróquia reúne cerca de 26 mil pessoas todas as semanas.
Entre 7h e 20h, as novenas são realizadas de hora em hora. “São 13 novenas toda quarta-feira. Elas levam em média duas mil pessoas à igreja cada”, revelou o vice-reitor do Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padre Joaquim Parron.
O padre contou que o sucesso da novena, que muitas vezes deixa pessoas do lado de fora da igreja, se deve aos milagres que aconteceram aos freqüentadores. “Foram muitos milagres e graças atendidas. Isso vai passando de boca em boca e cada vez vem mais gente”, revelou, destacando que a paróquia possui também um centro comunitário onde realiza trabalhos sociais. “Atendemos seiscentas pessoas por mês. Ganhamos alimentos dos freqüentadores da novena”, contou.
Parron destacou que a novena começou a ser realizada em 1960 por seis fiéis na Igreja da Glória, na Avenida João Gualberto. “Era um lugar para apenas duzentas pessoas. Em 1969 foi construído o santuário, que abriga dois mil fiéis”, contou.