Foto: Polícia Federal |
Caso sejam encontradas drogas nas cargas, os responsáveis responderão a inquéritos. continua após a publicidade |
Cerca de 30 homens da Polícia Federal (PF), Receita Federal (RF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar (PM) perseguiram ontem 20 ônibus lotados de contrabando na região Oeste do Estado. A ação começou depois que a RF em Foz do Iguaçu recebeu a denúncia de que veículos com mercadorias importadas estavam partindo da região da fronteira do Paraguai para fora do Estado. A perseguição acabou com nove ônibus apreendidos.
Após a denúncia, que aconteceu por volta das 9h, um helicóptero utilizado para tentar localizar o comboio encontrou os veículos no município de Céu Azul, a 80 quilômetros de Foz do Iguaçu. Três deles foram apreendidos ainda na cidade e encaminhados para o pátio da Receita em Foz. O comboio então deixou a BR-277, principal ligação rodoviária da região, e, na altura de Cascavel, entrou na BR-467, em direção a Toledo, para tentar desviar possíveis barreiras policiais.
Porém a polícia conseguiu parar quatro ônibus nas proximidades de Cascavel e outros dois foram apreendidos na estrada perto da cidade de Toledo. Os seis veículos foram encaminhados para o pátio da Receita em Cascavel e no fim do dia foram escoltados de volta até Foz do Iguaçu, onde foram lacrados e foram lavrados os autos de apreensão. De acordo com a RF, cada ônibus transportava, em média, US$ 50 mil (cerca de R$ 120 mil). Alguns dos veículos não tinham nem mesmo bancos de passageiros, aumentando assim o espaço para carregar as mercadorias contrabandeadas.
A PF e a PM continuaram as buscas pelos demais ônibus até o fim do dia de ontem, porém o mau tempo na região obrigou a volta do helicóptero a Foz. Ninguém foi preso, mas de acordo com a PF, é comum serem encontradas drogas escondidas entre as mercadorias nesse tipo de ônibus. Foi feita uma relação com todos os motoristas e passageiros, e caso seja constatado esse tipo de substância na carga, os responsáveis responderão inquérito por tráfico de drogas. Ainda não há previsão de quando os veículos apreendidos na perseguição serão vistoriados.
Em 2005, por duas vezes a polícia foi obrigada a fazer perseguições cinematográficas pelas estradas do Estado atrás de comboios de sacoleiros em fuga. Em uma delas, um dos ônibus só foi parado em Londrina, na fronteira com São Paulo. Segundo a RF, estima-se que apenas no mês de janeiro tenham sido apreendidos U$ 5 milhões em mercadorias contrabandeadas do Paraguai, sendo a maioria cigarros, brinquedos e artigos eletrônicos.