A vacinação infantil ganhará reforço a partir de segunda-feira. Começará a ser oferecida na rede pública de saúde de todo o País a vacina conjugada Pneumocócica 10-Valente.

continua após a publicidade

Destinada a bebês entre 2 meses e 2 anos incompletos ao longo deste ano, a vacina protege a criança de meningites, pneumonias, sinusites e otites causadas por dez sorotipos da bactéria Streptococus pneumoniae.

A vacina é a oitava no esquema de imunização infantil. Em Curitiba, estará disponível normalmente nas unidades básicas de saúde, como as demais vacinas para crianças.

“É um avanço para a saúde e a qualidade de vida das nossas crianças”, diz a secretária municipal da Saúde, pediatra Eliane Chomatas. Em Curitiba há cerca de 40 mil crianças na faixa etária.

continua após a publicidade

Calendário

O esquema básico de imunização da pneumocócica 10-Valente – que estará em vigor a partir do ano que vem – prevê a vacinação aos dois, quatro e seis meses. No entanto, nesse primeiro ano, obedecerá calendário próprio.

continua após a publicidade

Assim, crianças com até 6 meses de vida precisam tomar três doses, com intervalo de dois meses entre cada uma, mais um reforço após 1 ano de vida; entre 7 e 9 meses, duas doses mais um reforço após completar 1 ano de vida; entre 10 e 11 meses, duas doses; e de 12 a 23 meses, dose única.

Isso se deve à diferença na indução da imunidade para as diversas fases do desenvolvimento infantil. A vacina é de aplicação intramuscular e pode ser tomada inclusive pelas crianças que estiverem resfriadas.