A partir da próxima segunda-feira, quem vive em Curitiba e região e precisar obter a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou renová-la vai passar a fazer a prova eletrônica (no computador), e não mais com caneta e papel. A novidade foi implantada pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) na 1.ª Ciretran, localizada no bairro Tarumã, em Curitiba. Aqueles que precisarem fazer a 1.ª CNH e que são usuários do posto avançado do bairro Vila Hauer ou do município de Colombo também deverão fazer a prova eletrônica no Tarumã.

continua após a publicidade

O Detran-PR disponibilizou 71 computadores, que vão atender um aluno por vez. Porém, como explica a coordenadora de Habilitação do Detran-PR, Maria Aparecida Farias, a prova eletrônica deverá agilizar o processo, pois no sistema antigo (com papel e caneta) era possível atender turmas de apenas 25 pessoas. “Com a mudança, poderemos ocupar os computadores o dia todo, a cada hora, na medida que as pessoas forem fazendo as provas e o terminal for sendo desocupado”, explicou. Outra vantagem é a agilidade no resultado. “Com a prova eletrônica, o resultado estará disponível de imediato no sistema. Na escrita, demorava até 24 horas, pois dependíamos de uma pessoa para fazer a correção”, comentou.

O novo modelo deve ser implantado em todo o Paraná dentro de seis meses, porém, o cronograma ainda não está fechado, como explicou Maria. Ela ressaltou que o número de questões e a forma de avaliar – o candidato tem que acertar 70% das 30 perguntas – não mudam. O posto avançado do Centro de Curitiba continua atendendo somente processos de renovação de CNH, e as provas (para quem tirou a CNH antes de 1998) continuam sendo feitas no sistema antigo. Maria explicou, ainda, que o novo sistema estava sendo estudado há três anos e, conforme os resultados, o processo será adaptado às outras unidades do Detran no Paraná.

Simulado

Para quem quiser ficar familiarizado com a prova eletrônica, um simulado está disponível no site do Detran-PR (www.detran.pr.gov.br). O simulado é destinado ao público que vai tirar a 1.ª CNH. No site também estão disponíveis as apostilas com o conteúdo que é exigido na prova.

continua após a publicidade