A Copel colocou em operação este mês uma subestação em Porto Rico, no Noroeste do Estado. O município, às margens do Rio Paraná, tem experimentado expressivo crescimento do turismo regional. O investimento realizado para a execução das obras soma R$ 2,7 milhões e deve-se ao forte crescimento no consumo de energia elétrica observado na cidade.
A nova subestação opera em 34,5 mil volts e é alimentada por uma linha de 30 quilômetros, também recém-construída, com origem em Loanda. Adicionalmente, os dois circuitos que distribuem a energia elétrica pela cidade foram reforçados e ganharam novos trechos, completando o sistema que dará maior confiabilidade e aumentará a qualidade da energia fornecida pela Copel na região.
Turismo
Apesar de, conforme dados do IBGE, a população fixa de Porto Rico não chegar a 2,5 mil habitantes, os atrativos do balneário no Rio Paraná têm levado cada vez mais visitantes para o município, resultando em aumento de 14% no consumo de energia, entre 2006 e 2007. Para efeito de comparação, a variação média observada no mesmo período, no Paraná, foi de 6%.
O novo empreendimento da Copel beneficia diretamente mais de duas mil unidades consumidoras em Porto Rico e São Pedro do Paraná, entre elas 1.627 residenciais, 408 propriedades rurais e 166 unidades industriais e comerciais.