Em seu último ato administrativo como prefeito de Curitiba, Beto Richa assinou ontem decreto que autoriza a criação da Secretaria Municipal Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que terá como foco a ampliação e fortalecimento das ações que beneficiem a acessibilidade na capital.
O nome do secretário ainda não foi definido. Isso ficará a cargo do vice-prefeito Luciano Ducci (PSB), que assume hoje a prefeitura de Curitiba. Para Beto Richa, que deixa a prefeitura para candidatar-se ao governo do Estado, a secretaria chega para fortalecer a capital como uma cidade preocupada com a acessibilidade. Atualmente, vivem na cidade cerca de 300 mil pessoas que sofrem de algum tipo de deficiência.
“Esse é um momento especial para Curitiba. Em pleno aniversário da capital resgatamos uma dívida que tínhamos com essa importante parcela de moradores. Já temos pista tátil e antiderrapante no centro da cidade. Temos também 86% da nossa frota de ônibus equipada para atendimento de pessoas com dificuldade de locomoção e vamos chegar a 100% em breve. Queremos melhorar esses índices com a secretaria”, disse.
Segundo Beto Richa, com o novo órgão será possível trabalhar melhor em prol das pessoas com deficiência. “Tenho certeza que a secretaria nos trará espaço para articular ações com Ongs (organizações não-governamentais) e entidades que visam o mesmo objetivo, ou seja, trazer melhorias às pessoas e aos direitos daqueles que têm algum tipo de deficiência”, ressaltou.
Para o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Mauro Nardini, “a criação da secretaria demonstra a preocupação da prefeitura com o ir e vir da população deficiente”, frisou.
Inajá Brito Vaz, assessor especial das pessoas com deficiência, conta que a secretaria era algo almejado pela população há muito tempo. “É um momento histórico para nós”, ressaltou.