Moradores da região do bairro Boqueirão, em Curitiba, perceberam uma movimentação diferente na tarde desta sexta-feira (22). Policiais militares a cavalo e policiais civis em viaturas deram continuidade a uma operação conjunta iniciada na última quinta-feira (21), com o objetivo de reduzir a criminalidade naquele bairro da capital.
?Estamos atuando para garantir a tranqüilidade da comunidade. Uma de nossas frentes de ação é o combate ao tráfico de drogas?, disse o capitão Marcos Rodrigues, que comanda a operação por parte do Regimento de Polícia Montada Coronel Dulcídio (RPMon).
O uso de cavalos nas operações por parte da Polícia Militar está sendo incrementado desde que o regimento passou a ter a possibilidade de atuar em todo o Paraná, na segunda metade do ano passado. Com os cavalos, os policiais conseguem circular por regiões da cidade onde o arruamento impede a circulação segura de viaturas. ?Com isso podemos fazer um policiamento mais completo?, disse o capitão.
Na semana passada, as equipes da cavalaria reforçaram o policiamento nas vilas Torres e Parolin. ?É um trabalho preventivo?, esclareceu.
A movimentação de policiais a cavalo chamou a atenção dos moradores. Na avenida Canal Belém, a dona-de-casa Eroni Pelache de Moura, de 57 anos, observava atentamente a passagem das equipes. ?Acho importante a presença da polícia para evitar que os ladrões fiquem por aqui?, disse ela.
Por sua vez, o aposentado Hermil Virgílio, de 63 anos, que mora há 3 anos na região, falou que ainda não tinha percebido que a Policia Militar também faz policiamento com o uso de cavalos. ?Isso é muito bom e ajuda a espantar os ladrões?, opinou.