Após uma semana com temperaturas amenas, os paranaenses poderão enfrentar nova onda de calor hoje. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, a previsão de temperatura máxima para Curitiba hoje é de 31 graus, índice que se iguala à previsão para Morretes e Antonina. Em Londrina e Cascavel a máxima prevista é de 33 graus, enquanto em Maringá 34.
Segundo o meteorologista Lizandro Jacobsen, do Simepar, esse calor intenso acontece, por incrível que pareça, em virtude da proximidade da frente fria no Paraná.
“A massa de ar que está sobre o Paraná continua aquecendo até amanhã (hoje), o que explica a previsão de 31 graus. Além disso, a temperatura ficará alta causa da chegada da frente fria. É o ciclo natural”, explica.
Segundo Jacobsen, ventos quentes provenientes da região Centro-Oeste que antecedem a frente fria causam aumento nas temperaturas. “Esquenta, logo depois esfria e chove”, ressalta Jacobsen.
Por causa da chegada da frente fria, a temperatura no Paraná pode ficar mais amena a partir de amanhã. O Simepar prevê temperaturas entre 18 e 27 graus para Curitiba, 17 e 25 graus para a região de Londrina e 20 e 26 graus para Maringá, no noroeste do Estado. No litoral a previsão é entre 18 e 28 hoje. Na quarta-feira baixa para 14 e 23 graus.