Histórias dos plantões de um acadêmico de medicina de conhecido hospital de Curitiba serão destaque a partir de segunda-feira no Paraná Online. A coluna Sinal Vital, produzida por Carlo Valério Andrade, acadêmico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vai contar histórias sobre resgate e emergências médicas do setor de pronto-socorro para lá de movimentado.

continua após a publicidade

Sinal Vital vai contar os bastidores da saúde pública, cada semana com nova história. A coluna vai abordar inclusive, de forma diferente e exclusiva, as situações muitas vezes noticiadas pelo Paraná Online, envolvendo vítimas, médicos, enfermeiros, bombeiros, socorristas e até policiais.

O estudante de medicina vai mostrar que os corredores da emergência podem revelar mais do que a falta de saúde ou a doença. “Também está lá o resultado de nossas diferenças, paixões, burrices e – claro – nosso estranho gosto pela violência”, comenta. Além disso, os textos terão sentido de orientação, porque, segundo ele, “ninguém imagina o que acontece no pronto-socorro. É muita tragédia, mas também temos histórias que servem de alerta, por exemplo, a morte de uma pedestre causada pelo uso de fones de ouvido”.

Realidade

continua após a publicidade

Por trabalhar no setor de emergências de um dos hospitais mais movimentados de Curitiba, onde diariamente dão entrada vítimas de acidentes de trânsito, traumas, agressões e do descaso que existe na segurança pública, Carlo também trará informação voltada à prevenção. O acadêmico de medicina ainda diz que, na coluna Sinal Vital, “o leitor será convidado semanalmente a entrar às pressas no centro cirúrgico, na tentativa de compreender a realidade que pode espantar pela crueldade”. Além da crueldade, a curiosidade. “Algumas histórias são engraçadas, às vezes pelo fato ou também pelo desenrolar do que acontece dentro do hospital”, revela.

A promessa é de histórias surpreendentes de acidentes e crimes, que muitas vezes são noticiados, mas somente até o momento em que dão entrada no hospital. Sinal Vital vai falar o que acontece nos bastidores. Toda segunda-feira, na editoria de Cidades do Paraná Online.

continua após a publicidade