Histórias dos plantões de um acadêmico de medicina de conhecido hospital de Curitiba serão destaque a partir de segunda-feira no Paraná Online. A coluna Sinal Vital, produzida por Carlo Valério Andrade, acadêmico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vai contar histórias sobre resgate e emergências médicas do setor de pronto-socorro para lá de movimentado.
Sinal Vital vai contar os bastidores da saúde pública, cada semana com nova história. A coluna vai abordar inclusive, de forma diferente e exclusiva, as situações muitas vezes noticiadas pelo Paraná Online, envolvendo vítimas, médicos, enfermeiros, bombeiros, socorristas e até policiais.
O estudante de medicina vai mostrar que os corredores da emergência podem revelar mais do que a falta de saúde ou a doença. “Também está lá o resultado de nossas diferenças, paixões, burrices e – claro – nosso estranho gosto pela violência”, comenta. Além disso, os textos terão sentido de orientação, porque, segundo ele, “ninguém imagina o que acontece no pronto-socorro. É muita tragédia, mas também temos histórias que servem de alerta, por exemplo, a morte de uma pedestre causada pelo uso de fones de ouvido”.
Realidade
Por trabalhar no setor de emergências de um dos hospitais mais movimentados de Curitiba, onde diariamente dão entrada vítimas de acidentes de trânsito, traumas, agressões e do descaso que existe na segurança pública, Carlo também trará informação voltada à prevenção. O acadêmico de medicina ainda diz que, na coluna Sinal Vital, “o leitor será convidado semanalmente a entrar às pressas no centro cirúrgico, na tentativa de compreender a realidade que pode espantar pela crueldade”. Além da crueldade, a curiosidade. “Algumas histórias são engraçadas, às vezes pelo fato ou também pelo desenrolar do que acontece dentro do hospital”, revela.
A promessa é de histórias surpreendentes de acidentes e crimes, que muitas vezes são noticiados, mas somente até o momento em que dão entrada no hospital. Sinal Vital vai falar o que acontece nos bastidores. Toda segunda-feira, na editoria de Cidades do Paraná Online.