Nosso Lixo será implantado no Peru

Guarapuava – O prefeito da municipalidade distrital de Independência, no Peru, Yuri Vilela Seminário, vai importar o programa e o know-how do Nosso Lixo. A afirmação foi feita por ele durante o 4.º Gira Internacional, que está em Guarapuava, promovido pela Organização para o Desenvolvimento da América Latina e Caribe (Onward). O município de Independência, segundo o prefeito, possui 250 mil habitantes e produz 130 toneladas de metros cúbicos de resíduos sólidos por dia. Trabalham informalmente, nesse setor cerca de 50 catadores. "Sempre combatemos esse trabalho informal, mas agora, a partir da experiência de Guarapuava, vamos organizar essas pessoas e implantar o programa por etapas", anuncia o prefeito.

Segundo ele, a exemplo do Nosso Lixo, em fevereiro de 2005, será iniciado o processo de conscientização da população, para depois a implantação do programa. "O programa de Guarapuava é maravilhoso, porque não tem nada de extraordinário, é simples, viável e promove a inclusão social das pessoas. É isso que queremos e vamos fazer", afirma.

Esta não é a primeira vez que o Nosso Lixo atrai comitivas internacionais e abre caminho para que o prefeito Vitor Hugo Burko, exponha a experiência nacional e internacionalmente. "Já proferi palestras algumas dezenas de vezes e estou sendo convidado para prestar consultoria dentro e fora do país", diz o prefeito de Guarapuava. "Se eu quisesse estaria com a minha agenda cheia até 2006", concluiu Burko. Por conta desse sucesso, o programa está concorrendo a mais um prêmio.

Desta vez, trata-se do Prêmio Faep/Fiep de Responsabilidade Social, cujo resultado será anunciado neste dia 25 de novembro, às 19h, em Curitiba. O secretário municipal de Meio Ambiente Desenvolvimento Florestal, Mauro Battisteli participa da solenidade. Ainda em Guarapuava, a comitiva internacional encerra suas atividades nesta quinta-feira, 24, com visitação técnica na Associação de Catadores de Guarapuava, Entre Rios, Casa da Farinha, em um depósito de material reciclável no Distrito Industrial Atalaia e numa empresa beneficiadora de plásticos. Empresas cadastradas pelo programa Bairros em Ação também serão visitados.

No Paraná, a comitiva visita mais cinco cidades, entre elas Curitiba, Iporã, Medianeira e Foz do Iguaçu, uma vez que o objetivo do Gira é proporcionar visitas técnicas e troca de experiências para a formação de uma rede de cooperação entre as cidades participantes do encontro.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo