O abastecimento de água em Londrina deve estar totalmente normalizado hoje. Na última quarta-feira, devido a problemas no Rio Tibagi, o abastecimento ficou comprometido na quinta-feira e ainda ontem, alguns bairros das regiões sul e norte ainda sentiam reflexos da interrupção do fornecimento.
O problema começou devido ao acúmulo de algas no manancial que abastece 54% da cidade e região. Na análise da água da estação de tratamento da Sanepar foi constatado uma quantidade de algas acima do normal, o que já vem sendo investigado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Na semana passada, o Rio Tibagi já tinha apresentado o mesmo problema na região de Telêmaco Borba.
Por conta do problema em Londrina, o sistema reduziu a produção de água em 50%, porém na tarde de ontem, a capacidade total já havia sido recuperada. O fornecimento só foi reduzido para garantir que a água levada à população estava dentro dos padrões de qualidade previstos pela Portaria 518 do Ministério da Saúde.
A solução do problema evitou o corte no fornecimento de água. No final da tarde de ontem, o reservatório do sistema Tibagi já estava com a capacidade total preenchida.