Doação

No feriado diminui número de doadores de sangue

Os feriados prolongados são períodos de preocupação nos bancos de sangue de Curitiba. Nestas épocas, muitas pessoas viajam e esquecem de fazer doação. Com isso, os estoques dos locais ficam baixos e há riscos de desabastecimento.

“Embora os doadores não costumem aparecer nos feriados, são nestes períodos que geralmente temos maior necessidade de sangue, pois o número de acidentes de trânsito costuma ser mais elevado”, diz a enfermeira do Hemobanco, Sabrina Alves Ferreira.

Todos os tipos de sangue são necessários para que os estoques dos bancos permaneçam abastecidos. Porém, os de fator negativo, considerados mais raros, são os que costumam ter maior déficit. “Do sangue coletado, tiramos três componentes: as hemácias, que duram trinta dias; o plasma, que pode ser congelado por até um ano; e as plaquetas, que duram apenas cinco dias. A falta de plaquetas é a que mais gera preocupação nos feriados”.

De cada doador são coletados cerca de 495 ml de sangue. Os homens podem doar quatro vezes ao ano, com intervalos de sessenta dias. Já as mulheres podem ser doadoras três vezes ao ano, com intervalos de noventa dias. A doação é simples, rápida (todo o procedimento, do cadastramento até o fim da doação, leva cerca de quarenta minutos), indolor e não gera prejuízos à saúde do doador.

Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 65 anos de idade, pesar cinquenta quilos ou mais, estar alimentado (evitando alimentos gordurosos) e portar um documento oficial com foto.

O Hemobanco fica na Rua Capitão Souza Franco, 290, no Bigorrilho, em Curitiba. Funciona de segunda a sábado, das 8h às 19h. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (41) 3023-5545. Já o Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná) – que é responsável pela assistência hemoterápica de 40 hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) -fica na Rua João Prosdócimo, 145, no Alto da XV. Funciona de segunda a sexta-feira, entre 7h30 e 18h30. Aos sábados, abre das 8h às 17h. Informações: (41) 3281-4000.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna