Carnaval combina com festa e libertinagem? Nem sempre. Para muita gente, essa época do ano é propícia para seguir um caminho inverso: o de refletir e falar sobre Deus.

continua após a publicidade

Um exemplo disso foi o Retiro de Carnaval do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Curitiba. Pelo quarto ano consecutivo, o evento, que começou no domingo de Carnaval e terminou ontem, reuniu fiéis católicos que trocaram a badalação pela oração.

O padre e reitor do santuário, Celso Vieira da Cruz, conta que essa ideia surgiu como uma forma de dar uma opção para o fiel que procura uma orientação espiritual nesse período.

“As pessoas que vêm participar do retiro procuram uma reflexão maior sobre Deus e o mundo. Elas também querem se preparar melhor para a Quaresma, que é importante para o católico”, informa.

continua após a publicidade

Ele diz que esse evento é uma boa maneira de se confraternizar. “Além de orações, conversas com os sacerdotes redentoristas, entre outros pontos, há espaço para uma confraternização, em que os participantes trazem alimentos para dividir com as outras pessoas”, diz.

O funcionário público Alceu Nascimento, de 70 anos, é um assíduo frequentador do santuário e do retiro. Avesso ao Carnaval, ele considera que é um prazer trocar a folia pela tranquilidade. “Acho que esse é um bom momento para se desligar da rotina e se conectar com Deus. A gente sai daqui renovado, com uma imensa paz de espírito”, avalia.

continua após a publicidade

A estudante Patrícia Kochany Felipak, de 18 anos, também não se arrepende em trocar a praia pelo retiro. “Aqui é uma boa oportunidade para aprender mais sobre Deus e religião. Vim com a minha mãe e meu irmão e nenhum de nós trocaria isso pelo Carnaval na praia”, afirma.