Numa tarde, reportagem encontrou variação de -5ºC a 28ºC nos equipamentos de Curitiba.
(Fotos: Aliocha Maurício)

Espalhados por Curitiba, os relógios digitais orientam muita gente, não apenas em relação ao horário mas também sobre a temperatura. No entanto, se estão desajustados, em vez de ajudar, acabam atrapalhando. Percorrendo algumas regiões da capital, a reportagem encontrou vários equipamentos que não estavam funcionando corretamente.

continua após a publicidade

Na Rua Carlos Pioli, esquina com a Nilo Peçanha, no Bom Retiro, o relógio marcava 16h02 e 16ºC. Na mesma rua, quando alcança a Mateus Leme, outro relógio não marcava as horas e estava parado nos 8ºC. Continuando na via, na rotatória do Centro Cívico, a hora estava correta, já era 16h06, mas a temperatura indicada era 28ºC. Em outra região da cidade, na Avenida João Gualberto, esquina com Alberto Bolinger, o horário parecia certo (16h12), mas a temperatura estava bem abaixo dos demais (-2ºC) e, em poucos minutos, chegou a -5ºC.

?É bom ter esse relógio, é útil. Sempre olho e se tiver errado eu me perco também?, afirma Juliana Seidel, 20 anos. Aparecida de Oliveira, 41 anos, também fica de olho no horário e na temperatura. ?No inverno, principalmente, eu me guio pelo relógio, mas é estranho. Saio de São José dos Pinhais e passo por um relógio que marca 0ºC. Dez minutos depois passo por outro que já está 5ºC. Acho que prejudica se está desajustado. A gente não sabe nem que roupa vestir?, diz.

A empresa Clear Channel administra muitos dos mobiliários urbanos de Curitiba, inclusive 40 relógios. De acordo com o gerente de operação da empresa, Marcelo Buch, todos os relógios estão sujeitos a distúrbios, mas nem sempre é falha do equipamento. ?Eles se ajustam automaticamente, por GPS. Os desajustes são momentâneos e acontecem. Para isso mantemos equipes 24 horas nas ruas para eventuais reparos?, afirma.

continua após a publicidade

Segundo ele, as falhas podem ser ocasionadas por ato de vandalismo ou queda de tensão, por distúrbio da rede elétrica do local. O gerente informou que os problemas mencionados na reportagem seriam resolvidos em questão de horas.