Um forte nevoeiro fechou o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, para pousos na madrugada e manhã de ontem.
A interrupção para a chegada de aeronaves durou quase oito horas, das 3h10 às 10h50. No inverno, é comum a ocorrência de nevoeiros.
Segundo a assessoria de imprensa da Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero), dos 24 pousos programados até as 11h, seis haviam sido cancelados e 12 sofriam atrasos acima de 30 minutos. Sobre as decolagens, dos 31 vôos programados, houve problemas em 21 deles – oito cancelamentos e 13 atrasos superiores a 30 minutos.
A meteorologista Sheila Paz, do Instituto Tecnológico Simepar, explicou que os nevoeiros são fenômenos corriqueiros nesta época do ano. Na madrugada, a umidade que vem do oceano encontra uma região mais fria. Com isso, as particulas de água se condensam.
?Os nevoreiros são comuns e podem voltar a acontecer nestes dias?, comenta. Esses nevoreiros, segundo Sheila, são localizados. Ou seja, não ocorrem de maneira uniforme em todas as regiões da cidade. Para hoje, em Curitiba e região, a previsão do tempo indica uma temperatura mínima de 7ºC e máxima de 24ºC.