Quem costuma viajar de avião chegando ou partindo do aeroporto Afonso Pena, já deve estar acostumado com os atrasos nos voos decorrentes do mau tempo. Ontem o terminal ficou fechado para pousos e decolagens das 6h às 9h30. Segundo a Infraero, 39 voos atrasaram mais do que 30 minutos e 18 foram cancelados.
Segundo o meteorologista do Simepar, Fernando Mendes, o problema mais frequente naquela região é o nevoeiro, quando uma nuvem se forma próxima da superfície. A Infraero informa que, para minimizar os transtornos nesses casos, já fez as adequações na estrutura física para a instalação do ILS III (Sistema de Pousos por Instrumentos). O sistema, que orienta as aeronaves durante os procedimentos de pouso, permitirá maior visibilidade nestas operações mesmo em condições meteorológicas adversas.
Responsabilidade
Segundo o Procon, a companhia aérea é tem que assumir a responsabilidade no caso de atraso ou remarcação do voo. “Caso isso aconteça, a resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) prevê alguns direitos que podem ser reivindicados por esses consumidores às empresas aéreas”, explica a advogada do Procon/PR, Cila Santos.
Se for mais de uma hora de atraso, a empresa é obrigada a facilitar as comunicações do passageiro, por telefone ou internet. A partir de duas horas, a companhia aérea tem que oferecer alimentação. Se o passageiro ficar mais de quatro horas esperando ou tiver o voo cancelado, cabe à empresa arcar com custos de hospedagem, opção de reembolso ou reacomodação em outro voo – e de outra companhia, se necessário.