Sem visão

Nevoeiro causa transtornos no Afonso Pena

Quem costuma viajar de avião chegando ou partindo do aeroporto Afonso Pena, já deve estar acostumado com os atrasos nos voos decorrentes do mau tempo. Ontem o terminal ficou fechado para pousos e decolagens das 6h às 9h30. Segundo a Infraero, 39 voos atrasaram mais do que 30 minutos e 18 foram cancelados.

Segundo o meteorologista do Simepar, Fernando Mendes, o problema mais frequente naquela região é o nevoeiro, quando uma nuvem se forma próxima da superfície. A Infraero informa que, para minimizar os transtornos nesses casos, já fez as adequações na estrutura física para a instalação do ILS III (Sistema de Pousos por Instrumentos). O sistema, que orienta as aeronaves durante os procedimentos de pouso, permitirá maior visibilidade nestas operações mesmo em condições meteorológicas adversas.

Responsabilidade

Segundo o Procon, a companhia aérea é tem que assumir a responsabilidade no caso de atraso ou remarcação do voo. “Caso isso aconteça, a resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) prevê alguns direitos que podem ser reivindicados por esses consumidores às empresas aéreas”, explica a advogada do Procon/PR, Cila Santos.

Se for mais de uma hora de atraso, a empresa é obrigada a facilitar as comunicações do passageiro, por telefone ou internet. A partir de duas horas, a companhia aérea tem que oferecer alimentação. Se o passageiro ficar mais de quatro horas esperando ou tiver o voo cancelado, cabe à empresa arcar com custos de hospedagem, opção de reembolso ou reacomodação em outro voo – e de outra companhia, se necessário.

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