Hoje é o Dia da Consciência Negra. A data simboliza a luta dos representantes da raça negra por respeito e dignidade e também lembra a morte de Zumbi dos Palmares, em 20 de novembro de 1695. Zumbi foi um líder escravo alagoano, último chefe do Quilombo de Palmares e considerado símbolo da resistência negra contra a escravidão.
Segundo o presidente da Associação Cultural de Negritude e Ação Popular do Paraná (Acnap), Paulo Borges, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atesta que 44% da população brasileira é negra. Porém representantes de movimentos negros acreditam que essa percentagem seja bem maior. "Se contarmos os mestiços, acreditamos que 70% da população brasileira seja negra", comenta. "Os negros, desde a época da escravidão, trouxeram grandes contribuições ao Brasil. Atualmente, estão presentes em todos os segmentos da sociedade, mesmo que a cultura européia sempre tenha predominado."
Apesar da importante contribuição negra na formação cultural brasileira, os negros ainda são vítimas de preconceito. Paulo conta que eles ainda sofrem devido a discriminações e possuem mais dificuldades para encontrar emprego do que os brancos. Os negros ocupam menos de 1% das vagas existentes nas universidades, porém a adoção de cotas é considerado um avanço.