Foi tranqüila a primeira reunião entre estudantes, a Prefeitura de Curitiba e a Coordenação dos Assuntos da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), realizada ontem, para discutir a liberação do passe livre. Durante o encontro, foi explicado aos estudantes como funciona o transporte coletivo na cidade. Com a planilha de custos em mãos, os jovens pretendem apresentar nos próximos encontros projetos que viabilizem a sua proposta.
Depois de fazer muito barulho pelas ruas da cidade no dia 22 de março, os estudantes conseguiram iniciar uma discussão com a Prefeitura. Eles querem o passe livre para todos os alunos ou pelo menos a meia passagem. Para o presidente da União Paranaense dos Estudantes (UPE), Arilton Freres, a negociação que está sendo realizada é positiva. Pela primeira vez, segundo ele, os estudantes tiveram acesso a planilha de custos da tarifa de ônibus. ?Com o material que coletamos e com análise de projetos desenvolvidos em outras cidades, vamos ter subsídios para elaboramos uma proposta?, fala. O próximo encontro será no dia 18.
Ao lado do superintendente da Secretaria Municipal da Educação, Jorge Eduardo Wekerlin, o presidente da Urbs, Paulo Afonso Schmidt, lembrou que o planejamento do sistema municipal de ensino leva em conta a moradia dos alunos. O sistema georreferenciado garante a construção de escolas perto de onde estão os alunos. Também participaram da reunião o secretário de Assuntos Metropolitanos, Domingos Caporrino Neto, o presidente da Comec, Alcidino Bittencourt Pereira, técnicos das secretarias de Governo, Finanças e Procuradoria Geral do Município.