Navios da Marinha são abertos a visitas no Porto de Paranaguá

Quem for ao Porto de Paranaguá neste final de semana poderá ver de perto um navio de guerra da Marinha do Brasil. Duas fragatas do esquadrão brasileiro estão atracadas no porto paranaense e abertas à visitação pública neste sábado (10) e domingo (11).

De acordo com o capitão-de-Mar-e-Guerra Ronaldo Gomes Dantas de Oliveira, comandante do 2º Esquadrão de Escolta da Marinha do Brasil, os navios estão fazendo uma escala em Paranaguá antes de participarem de uma operação combinada entre as três forças brasileiras ? Marinha, Exército e Aeronáutica ? a ser realizada no Rio Grande do Sul na próxima semana.

?Este é um navio de escolta, específico para fazer a segurança de navios que transportam cargas valiosas?, explicou o comandante.

As duas embarcações vão participar da Operação Charrua, que visa preparar os militares brasileiros para a defesa da Pátria e também em operações de paz sob orientação das Nações Unidas. ?Neste exercício, estes navios farão a proteção do navio que transportará a tropa do Exército contra uma ameaça de um submarino?, disse o comandante.

Ao todo, a operação Charrua vai mobilizar cerca de 10 mil homens das Forças Armadas Brasileiras. Só nos dois navios atracados em Paranaguá, estão cerca de 500 homens.

Equipamentos

Quem for visitar os navios, também vai conhecer o armamento de guerra da Marinha Brasileira. O helicóptero Super Lynx é um dos destaques, utilizado em missões de esclarecimento e ataque a alvos de superfície e submarinos. Há ainda armamento anti-submarino, sistemas de mísseis, metralhadoras, torpedos e sensores.

Serviço:
As fragatas Greenhalgh e Bosísio estarão abertas à visitação pública no sábado e no domingo, das 14h às 18h. Os visitantes podem se dirigir diretamente ao portão principal do Porto de Paranaguá.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo