A procura por passagens já aumentou em 10% em algumas empresa de ônibus na Rodoferroviária de Curitiba. O movimento apresentou maiores alterações a partir de ontem, já que foi data limite para o pagamento dos salários. Mesmo assim, muita gente acaba deixando para a última hora, precisando enfrentar até duas horas em filas. Os gerentes de empresas de ônibus aconselham os passageiros a antecipar a compra da passagem.
Na empresa Expresso Maringá, que faz viagens para cidades como Maringá, Paranavaí e Umuarama, a procura por passagens já subiu 10%. No entanto, pouca gente está comprando com a idéia de evitar filas e aborrecimentos perto do Natal ou Reveillon. O gerente Fernandes Juventino da Silva diz que em dia normais eles transportam 160 passageiros. No final de ano, esse número passa para 1.120. “É difícil faltar passagem. O problema são as filas”, explica. Ele afirma que este ano as datas das festas vão dar mais comodidade aos usuários, já que as viagens devem começar na sexta-feira, dia 20, prosseguindo até terça-feira, dia 24. O mesmo deve ocorrer para a virada do ano.
Na empresa Expresso Princesa dos Campos também houve alteração de movimento, mas os números ainda são discretos. O gerente Edson Groque está esperando que as vendas comecem a aumentar depois que as pessoas estiverem com o dinheiro no bolso. Mas avisa que quem demorar vai encontrar filas, já que eles atendem em média 1,3 mil pessoas por dia e no fim do ano chegam a transportar 8 mil. Para dar conta de tanta gente, carros extras são contratados. Alguns precisam ser fretados de empresas de turismo. Entre os dias 19 e 25 é que deve ocorrer o pico de viagens da empresa, que atende principalmente cidades como Ponta Grossa e Guarapuava.
Para o litoral o movimento só se intensifica perto do ano novo. Mas o gerente da Empresa Viação Graciosa, José Olegário Mazul, ainda não sabe quantos carros extras vão entrar em operação. “Estamos esperando para ver em quais dias haverá mais procura. Temos capacidade para colocar cem carros extras”, afirma.
Ele também aconselha que as pessoas antecipem a aquisição de passagem.