Natal em Curitiba deve receber 82 mil turistas

O setor turístico deverá ter movimento 12% maior durante a programação do Natal. A estimativa do Instituto Municipal de Turismo é que 82 mil visitantes – 9 mil a mais que em 2010 – venham à cidade para ver os espetáculos da época, especialmente a Galeria de Luz, que será acesa pela Prefeitura na Rua XV de Novembro, a partir do dia 1.º.

“É uma época marcante, que gera fluxo de turistas à cidade”, diz o prefeito Luciano Ducci. “Por isso, programamos cada vez mais atrações para surpreender os visitantes e também os moradores, que neste ano têm motivos para comemorar e para ter orgulho de Curitiba”.

Os 82 mil turistas esperados deverão deixar na cidade cerca de R$ 79 milhões, um crescimento de 11,2% em relação ao Natal de 2010, que movimentou R$ 71 milhões.

A maioria dos visitantes que vem à cidade por causa da programação de Natal é do interior do Estado (35%), seguido por moradores de São Paulo (20%) e de Santa Catarina (16%).

Atrações

A partir da primeira semana de dezembro, turistas e moradores da cidade verão a Galeria de Luz, que iluminará parte do calçadão da Rua XV de Novembro, no Centro.

A galeria, criada pelo grupo italiano Studio Festi, será acesa no dia 1.º de dezembro, às 20h, e é formada por uma sucessão de arcos, em perspectiva, feitos com milhares de pequenas lâmpadas coloridas.

A galeria será acesa com um emocionante espetáculo chamado Desfile de Luz. Bailarinos e malabaristas passarão por baixo dos arcos luminosos e, em meio ao público, apresentarão várias coreografias com o tema fogo. Além da quinta-feira (1.º) de abertura do evento, o espetáculo será apresentado na sexta-feira (2), às 21h30, e no sábado (3), às 21h30.

Nas demais semanas, até 23 de dezembro, as apresentações serão de terça a quinta-feira, às 20h15, e às sextas-feiras, às 21h30. Nos dias em que não houver espetáculo, a Galeria de Luz também será acesa e terá uma sonorização especial.

Mais destaques

Os curitibanos e visitantes também poderão acompanhar o tradicional espetáculo do Palácio Avenida, com apresentação do coral do HSBC, formado por 160 crianças de instituições sociais. O evento começará na sexta-feira (25).

Outra atração é o Natal de Neve, espetáculo de som e luzes no Paço da Liberdade, na Praça Generoso Marques. A praça será transformada em uma romântica paisagem para relembrar o dia em que nevou em Curitiba, em 1975.

A Fábrica de Brinquedos do Papai Noel funcionará de 2 a 23 de dezembro, na Praça Santos Andrade, em frente ao prédio histórico da Universidade Federal do Paraná.

O circuito de Natal na região da Rua XV de Novembro ficará completo com as feiras especiais, que ocupam as praças Osório e Santos Andrade, com enfeites natalinos e gastronomia típica de vários países, até 23 de novembro.

No Batel, a dica é admirar a Árvore Encantada do Hotel Radisson, a partir de 2 de dezembro. A árvore será iluminada por mais de 50 mil lâmpadas. No local, um coral de crianças e adolescentes interpretará canções natalinas.

A programação completa do Natal da cidade está no site www.curitibacapitaldonatal.com.br.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo