Falta mais de um mês para o dia 25 de dezembro, mas o clima natalino já vem tomando conta de Curitiba. No passado, as pessoas deixavam para decorar casas, vitrines de lojas, shoppings e ruas apenas na primeira semana de dezembro. Atualmente, pinheirinhos, guirlandas, velas, bonecos de neve e de Papai Noel já começam a ser exibidos a partir do final do mês de outubro.
“O tempo tem passado tão rápido que as pessoas têm decorado suas casas mais cedo para poderem curtir mais a decoração, pois a tradição de retirar os enfeites no dia 6 de janeiro (Dia de Reis) continua”, diz a gerente da Casa dos Bonecos, em Santa Felicidade, Ariana Denise Fiorentin. “Em nossa loja, a procura por enfeites de Natal tem sido alta desde o início de novembro. Temos cerca de 4 mil itens à disposição.”
Até sete anos atrás, visitar a rua Elbe Pospissil, no Juvevê, em épocas de Natal, era hábito entre muitos curitibanos. Todas as casas da via eram enfeitadas com motivos natalinos.
Hoje, por razões econômicas dos moradores, isto já não acontece mais. Porém, a paisagista Eliane Leichsenring, que vive na rua, faz questão de continuar a decorar a parte externa de sua residência. A decoração deste ano está quase pronta e já começa a chamar a atenção.
“Se eu não fizer decoração não é Natal”, afirma Eliane. “Os enfeites conferem clima de festa à casa e resgatam algumas tradições de família. Faço a decoração sozinha e é um grande prazer, apesar de trabalhoso”.
Ela conta que o que mais a alegra é a reação das crianças aos enfeites. “Elas acham que a minha casa é a casa do Papai Noel e chegam a deixar cartinhas com pedidos de presentes em minha caixa de cartas. É tudo muito alegre e divertido.”
A aposentada Maria Matos, moradora do Centro Cívico, também adora decorar a fachada de sua casa. Ela não tem crianças na família, mas faz a alegria dos meninos e meninas que vivem na vizinhança.
Quem passa pela rua São Pio X já pode identificar a residência devido às luzes de Natal presentes na entrada, bonequinhos de neve e de Papai Noel. “Decoro a casa há vários anos e sempre vou aumentando a decoração de um ano para o outro. Em minha família, enfeitar a casa é uma tradição”, comenta.
Decorações de shoppings atraem turistas
Nos shoppings da capital, as decorações natalinas tomam conta de corredores e vitrines, atraindo a atenção dos compradores. No Shopping Curitiba, por exemplo, a decoração está pronta há duas semanas e a principal atração é uma árvore de oito metros de altura.
“A decoração está muito bonita e faz com que os clientes se sintam à vontade dentro do shopping. Em meio às compras, muita gente para para apreciar os enfeites e bater fotos”, revela a vendedora Rosângela de Paula Santos.
As decorações também atraem turistas aos shoppings. Esta semana, no Curitiba, passeavam a representante comercial Daniela Bezerra e a gestora de recursos humanos Edna Campos, ambas de Fortaleza.
Com câmera fotográfica em mãos, elas registravam detalhes da decoração. “Está tudo muito bonito. É muito gostoso poder passear e apreciar os enfeites”, afirma Edna.
Incentivo
Como já foi feito no ano passado, a prefeitura de Curitiba deve arcar com os gastos adicionais de energia elétrica de quem quiser decorar a fachada de casa com luzes de Natal.
Para ter acesso aos benefícios, os interessados devem enviar um email para tmarchiorato@turismo.curitiba.pr. gov.br e fazer uma solicitação. A mesma será encaminhada ao departamento de iluminação públ,ica para avaliação.