O Hospital Erasto Gaertner promoveu ontem a tradicional Festa de Natal da Pediatria, que reuniu voluntários, doadores, além de pacientes e seus familiares. Mais de 150 crianças confraternizaram com cerca de 400 voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Hospital.
Além de entrega de presentes, durante o evento, que contou com atividades lúdicas para as crianças, houve também homenagens a funcionários e voluntários. De acordo com a coordenação do hospital, o encontro é um dos mais esperados pelas crianças, que, além de receber presentes do papai noel, ainda puderam participar de atividades especialmente programadas para a data.
“O evento reforça os laços do hospital com a comunidade, além de reconhecer o envolvimento de familiares e dos profissionais presentes no tratamento das crianças”, afirma a coordenadora-geral do Hospital Erasto Gaertner, Claudiane Minari.
Segundo a coordenadora, o encontro também ajuda a ressaltar a importância das doações das quais o hospital necessita para minimizar o déficit de custos para os atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A presidente da Rede Feminina do hospital, Janice Gastaldon, lembra que o Erasto Gaertner depende das doações da sociedade, já que 90% dos atendimentos do hospital são pelo SUS. “A Rede Feminina tem promovido bingos e festas para ajudar. Mesmo assim, isso é insuficiente para evitar o déficit do hospital”, diz.
Para Kátia Regina Machado, que acompanhou o filho Everton, de 15 anos, o evento também é uma oportunidade para agradecer aos profissionais do hospital. O garoto foi diagnosticado com Linfoma de Hodgi quando tinha sete anos.
Recuperado, há seis ele vem fazendo apenas acompanhamentos e passa por avaliações. Para ela, o encontro possibilita incentivar outros pais cujos filhos estão em tratamento. “Primeiro é preciso ter fé em Deus. Segundo, é preciso ter força de vontade e paciência, porque a vitória chega”, garante.