Natação em alta com a proximidade do verão

Com a proximidade do verão, as escolas de natação registram um aumento na procura pelas aulas, principalmente por crianças na faixa etária entre quatro e doze anos. Esse aumento é justificado pelo interesse dos pais, que se preocupam com o perigo das brincadeiras aquáticas, na piscina ou no mar. Eles acreditam que as aulas de natação ajudam as crianças a superar medos, fazendo com que elas se sintam mais tranqüilas durante os momentos de lazer.

O proprietário da academia Studio Corpo Livre, Volnei Sandri, revela que a procura por aulas de natação aumentou em 40% desde o início do mês. “A maioria é de pais preocupados com a segurança dos filhos e que buscam uma temporada de verão mais tranqüila”, diz. A gerente administrativa da academia Be Happy, Josiane Ferreira afirma que, no fim de ano, muitas escolas promovem passeios com atividades aquáticas e os pais querem sentir segurança em enviar os filhos. “Nas aulas, eles têm um contato maior com a água e acabam aproveitando melhor os passeios.”

Há um mês, a dona de casa Sandra Fernandes colocou a filha Jéssica, de 7 anos, em uma escola de natação. Sandra acredita que, aprendendo a nadar na piscina, a filha terá condições de nadar na praia. “A gente sempre vai para o litoral no verão e vou ficar mais tranqüila se ela já estiver nadando”, assegura. O casal Andréa e Valmir Pecine também matricularam o filho Vinícius, 6, nas aulas de natação. Eles acreditam que a atividade vai auxiliar no desenvolvimento do filho. “Ele é um menino muito ansioso”, afirmam, acrescentando que ele nunca teve medo de água e era ousado nas brincadeiras no mar.

Cuidado

Para o professor de natação Jackson Luiz Cunha, dependendo da criança, em um mês, já é possível desenvolver habilidades dentro da água. Porém, isso não é suficiente para se descuidar da criança no mar, “pois a situação é bem diferente, já que na piscina a água é tranqüila”. O sargento do Corpo de Bombeiros, Luiz de Matos, diz que, quanto mais cedo a criança aprender a nadar, melhor será para o seu desenvolvimento. Os pais, contudo, precisam educar os filhos para respeitar o mar, a orientação dos guarda-vidas e das placas de orientação. Segundo o sargento Matos, as crianças representam a maioria dos resgates durante a temporada de verão no litoral. “Na praia só morrem os que sabem nadar, pois quem não sabe nem se aventura na água”, garante Matos.

O dono da escola de natação Amaral, Célio Carneiro do Amaral, afirma que os pais devem ter consciência que a natação precisa ser uma atividade constante na vida da criança, e não só no período verão. “A natação não pode ser sazonal, pois ela acompanha o desenvolvimento da criança e está intimamente ligada à saúde, educação e comportamento”, analisa.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo