Equipes formadas por técnicos da Sanepar de Cascavel, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Diretoria de Meio Ambiente da Sanepar já identificaram e mapearam 355 nascentes no perímetro urbano de Cascavel. Esses são os primeiros resultados da parceria firmada no início de agosto entre Sanepar, governo do Estado e Prefeitura de Cascavel, com o objetivo de preservar, recuperar e conservar o ambiente.
O levantamento está sendo feito em todos os arroios e afluentes do Rio Cascavel e em outros pontos considerados estratégicos, críticos ou relevantes para aplicação do projeto de recuperação de nascentes. Os técnicos utilizam o Sistema de Posicionamento Global para ter as coordenadas da minas e nascentes com referência geográfica e cadastrá-las no mapa do município.
Além disso, são levantados dados gerais das condições de proteção e feitos registros fotográficos de cada ponto. De posse desses dados, a Sanepar e a Prefeitura montam o banco de dados das nascentes para monitorar e acompanhar os processos de recuperação.
Do total de minas e nascentes cadastradas na região, 269 estão localizadas na bacia do Rio Cascavel, principal manancial de abastecimento da cidade. E, destas, 47 nascem na área militar e apresentam melhores condições de conservação.
O grande problema apontado no levantamento é o assoreamento das minas e nascentes em decorrência de restos de areia, de materiais de construção e do lixo doméstico. No trabalho em campo estão sendo demarcados também as áreas e trechos mais interessantes e apontadas as regiões de belezas naturais para possível aproveitamento turístico. O diagnóstico ambiental deverá estar concluído em 75 dias.