Não saia de casa sem o guarda-chuva

A proximidade do final de semana deu ao Instituto Tecnológico Simepar a capacidade de prever com maior probabilidade de acerto as condições climáticas no Paraná. Com o avanço de uma frente fria vinda de Santa Catarina, ontem houve registro de chuvas nas regiões sudoeste e centro-sul. Hoje, a precipitação deve se estender por todo o Estado.

Mas segundo o meteorologista Tarcísio Valentim da Costa, o volume que cairá fica longe dos 40 mm previstos no início da semana. ?O volume de chuva deve ficar em 10 mm?, disse. Pior que isso, a possibilidade ventilada anteriormente – de chuva por todo o final de semana – ficou só na hipótese. ?Chuva mesmo só para amanhã (hoje). No sábado a frente fria se afasta, dando lugar a uma massa de ar frio?, explicou. Em suma, a chuva significativa não vem e o frio aparece, com a possibilidade de queda brusca de temperatura. Ontem os termômetros chegaram a marcar 26ºC em Curitiba. No domingo, a temperatura mínima chegará a 5ºC, com possibilidade real de geada na segunda-feira.

Com a previsão do nível de precipitação bem abaixo do esperado, a possibilidade de adiamento do racionamento de água ao menos até o final do inverno deve ser descartado. A Sanepar contava com, no mínimo, 40 mm de chuvas para melhorar o nível de água nas barragens – especialmente a de Iraí, que está com apenas 33% de sua capacidade preenchida.

Os reflexos da estiagem estão cada vez mais visíveis, não apenas nos reservatórios de água da região metropolitana. O lago formado no Parque Barigüi, por exemplo, já mostra sinais claros da escassez de chuvas. Onde antes a água refletia o sol, agora se formam ilhotas, onde as aves pousam constantemente.

Poluição

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) está reforçando o monitoramento da qualidade do ar nesse período de estiagem. Na última avaliação, feita nas regiões centrais, residenciais e industriais de Curitiba e de Araucária, não foi registrado um aumento significativo nos níveis de poluição em razão do período de estiagem prolongado. Na estação de Colombo houve pequenas variações nos índices de qualidade do ar.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo