Pais de crianças e adolescentes devem ficar atentos no momento da contratação de transporte escolar. Na capital, segundo a Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs) existem 881 veículos autorizados a operar o serviço. Porém, no ano passado, de acordo com o Sindicato dos Operadores de Transportes Escolares de Curitiba (Sindotec), foi constatado que cerca de cem vans e micro-ônibus realizavam transporte clandestino de estudantes pela cidades.
“A contratação de transporte clandestino é bastante arriscada. Na irregularidade, os veículos não são vistoriados e podem ter problemas com itens de segurança. Além disso, os condutores não são treinados e o contratante pode ter o serviço suspenso de um dia para outro, pois o veículo pode vir a ser apreendido”, diz o gestor de transporte comercial da Urbs, José Carlos Gomes Pereira Filho.
No momento da contratação, José explica que os pais devem observar o selo de vistoria no canto superior direito do parabrisa dianteiro do veículo. No selo, consta a data de validade da vistoria. “Os veículos de transporte escolar passam por vistoria na Urbs a cada seis meses”, comenta.
Nas vistorias, são verificados sistema de direção, freio, cintos de segurança, tacógrafo, limpadores de pára-brisa, saídas de emergência, extintor de incêndio, amortecedores, placas, bateria, faróis, piscas, luzes, lanterna, espelho retrovisor e pneus. Além disso, é conferido o conforto e a aparência do carro, sendo assegurado que as janelas não permitam abertura de mais de quinze centímetros, o que evita que crianças coloquem parte do corpo para fora.
Outra coisa a ser exigida é o Certificado Cadastral do Condutor, que assegura que o motorista tem habilitação específica para dirigir transporte escolar. “O documento é concedido aos motoristas profissionais que têm mais de 21 anos, estão habilitados nas categorias “D” e “E”, têm pelo menos dois anos de experiência profissional, bons antecedentes e curso específico de condutores de veículos”, com duração de quarenta horas.
Em caso de dúvidas sobre uma empresa ou profissional a ser contratado, os pais podem obter informações na Urbs, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, pelo telefone (41) 3320-3321 ou pelo 156.