Pais que utilizam transporte escolar para seus filhos devem ficar atentos e certificar-se de que estão contratando um serviço licenciado. É uma questão de segurança para as crianças e evita transtornos futuros. Em Curitiba 861 veículos estão autorizados pela Urbs a operar o transporte escolar: 253 vans, 350 ônibus, 255 micro-ônibus e três Kombis. Da frota total, 275 veículos são operados por 143 empresas e 586 por pessoa física.

continua após a publicidade

A relação dos prestadores de transporte escolar licenciados está disponível no site www.urbs.curitiba.pr.gov.br, clicando em Transporte e, em seguida, em Transporte Escolar. A pesquisa está disponível por bairros, bastando clicar no bairro de interesse para ter acesso ao número de identificação do veículo, nome do permissionário e telefone de contato. Também é possível obter informação diretamente na Urbs, no prédio central da rodoferroviária, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.

Vistoria

O transporte escolar é um serviço regulamentado, com licenciamento obrigatório por lei federal que, em Curitiba, é feito pela Urbs. A vistoria completa é feita duas vezes por ano. Os fiscais da Urbs conferem os itens de segurança, conforto e aparência e também cintos de segurança individuais, tacógrafo, limpadores de para-brisa, saídas de emergência e extintor de incêndio. Na parte externa são checados os amortecedores, placa, faróis, piscas, luz de freio, lanterna, espelho retrovisor e pneus. Depois da vistoria, o veículo recebe a Licença para Trafegar, o selo que fica colado do lado superior direito do para-brisa dianteiro, válido por seis meses.

continua após a publicidade

Os pais também devem exigir o Certificado Cadastral do Condutor, concedido a motoristas profissionais que têm mais de 21 anos de idade, estão habilitados nas categorias ‘D’ e ‘E’, tenham pelo menos dois anos de experiência profissional, bons antecedentes e curso específico de condutores de veículos, exigências legais para motoristas de transporte escolar.