Mutirões de limpeza contra a dengue

Mutirões de limpeza em áreas de risco, varreduras em empresas, vistorias em residências, atividades educativas na Boca Maldita e em supermercados e panfletagem em rodovias marcaram o Dia D Contra a Dengue em Curitiba, ontem. A mobilização, que na capital começou já na terça-feira, reuniu agentes comunitários, profissionais de saúde e população em geral.

As ações aconteceram em 115 pontos estratégicos e 100 casas. Foram distribuídos 80 mil panfletos sobre o combate aos criadouros do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. Na barraca da dengue montada na Boca Maldita, as pessoas viram exemplares do mosquito, conheceram através de maquetes os locais onde surgem os criadouros e receberam orientações sobre os sintomas da dengue.

Na barraca, as crianças brincaram de trilha da dengue, um jogo de dados, que ensina todos os passos para combater o Aedes aegypti. Sandra Steveski, 30 anos, moradora do Bairro Alto, passou pela barraca com a filha Iolanda, de 3 anos, e contou que toma os cuidados necessários em casa contra o mosquito da dengue, "até porque meu marido trabalhou em outro estado e vários colegas de trabalho dele pegaram dengue".

No Hipermercado Big do Bairro Xaxim, agentes de saúde ensinaram como cuidar do lixo e de entulhos guardados em casa. Com dois cenários – o certo e o errado – os agentes alertaram para os cuidados com potes de água para cães ou passarinhos; vasos de plantas; pneus, que devem ficar sempre cobertos; latas de cerveja, que devem ser amassadas antes de jogadas fora, e garrafas de plástico, que devem ficar viradas para baixo ou bem tampadas.

As ações do Dia D foram distribuídas pelos oito Distritos Sanitários. As casas e empresas visitadas durante a mobilização, que estavam de acordo com as recomendações do programa municipal de combate ao Aedes aegypti, receberam certificados de ambientes livres de criadouro do mosquito da dengue. Nas residências os moradores ganharam bandeirinhas amarelas para serem colocadas na fachada do imóvel. "Não temos casos de dengue em Curitiba. as notificações de 2004 são todas de pessoas que contraíram a doença em outros estados, mas nem por isso podemos baixar a guarda contra o mosquito", disse a secretária municipal da Saúde, Edimara Seegmüller. Em Curitiba, o combate ao mosquito da dengue começou em 1998 e se tornou rotina, tanto no verão como no inverno.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo