Mutirão retira entulhos de ruas do Sítio Cercado

Uma operação de limpeza para a retirada de entulhos, como restos de materiais de construção, de madeiras e lixo reciclável, teve início na manhã desta terça-feira (01) no Sítio Cercado, resultado de uma parceria envolvendo a Administração Regional do Bairro Novo, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Este é o quarto mutirão de limpeza organizado pela regional neste ano. As demais operações aconteceram na Vila Moradias 23 de Agosto, com o recolhimento de aproximadamente 130 toneladas de entulho, no Xapinhal, com 160 toneladas e no Conjunto Sambaqui/Moradias Novo Horizonte com 580 toneladas.

Durante esta semana, as Moradias Cristo Rei e a Vila Americana serão beneficiadas pelo mutirão de limpeza, que vai percorrer o trecho entre as ruas São José dos Pinhais e Santana do Itararé e também entre as ruas Izaac Ferreira da Cruz até Cidade de Saudades. Neste trecho, na semana passada, agentes de saúde passaram pelas casas distribuindo panfletos aos moradores com informações sobre a realização da coleta de entulhos pela Prefeitura de Curitiba.

“É um trabalho de parceria entre órgãos da Prefeitura e lideranças das comunidades que tem dado bons resultados. É a grande oportunidade que os moradores têm para retirar das suas casas entulhos, móveis quebrados e restos de materiais que estavam depositados, sem utilidade, e que mais tarde poderiam ser descartados em terrenos baldios, rios ou até mesmo nas ruas”, explicou o administrador regional do Bairro Novo, Pedro Pelanda. Ele comenta que muitas pessoas não têm condições de pagar por uma caçamba paracolocar entulhos .

O primeiro trabalho da equipe de cerca de 30 pessoas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente foi em um terreno localizado na Rua Clevelândia, pertencente à Prefeitura, e que estava tomado de entulhos e lixo. “Este terreno apresentava grande quantidade de caliças e lixo, mas ressalto que a intenção desta operação não é limpar terrenos e sim recolher entulhos deixados pelos moradores em frente de suas casas”, disse o coordenador técnico da regional, Edelcio Marques dos Reis.

Os moradores da região aprovaram o trabalho. “Muita gente vem à noite no terreno para jogar lixo e restos de construção. Agora está ficando bem mais limpo com o pessoal trabalhando”, afirmou Antônio Carlos do Carmo, de 66 anos.

“A ação de limpar a vila é muito boa. Inclusive vou fiscalizar e cobrar de quem jogar tranqueira no terreno. Por que as pessoas têm que jogar lixo ali? Que coisa mais feia”, disse Mária de Fátima Belém, moradora da região há 23 anos.

O mutirão de limpeza também tem como objetivo impedir a proliferação de animais transmissores de doenças devido ao acúmulo de lixo e entulhos. O trabalho continuará nos próximos dias. Somente na manhã desta terça-feira, três caminhões foram carregados com entulhos para depositar no aterro sanitário em Fazenda Rio Grande.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna