Erosão, vestígios de queimadas, vegetação degradada, assoreamento, linhas de pesca, entulhos de construção e muito, muito lixo. Esse foi o cenário com que se depararam os 30 participantes do Mutirão Ecológico Viva Passaúna, realizado no reservatório da divisa de Curitiba e Araucária. O grupo, formado por 30 empregados da Sanepar, vindos de 13 unidades da empresa, trabalhou durante um dia, às margens do reservatório, realizando a limpeza e separação dos materiais encontrados no entorno.

continua após a publicidade

Foram recolhidos aproximadamente 600 quilos de lixo. Para o Edney Duarte Ramos, lotado na Unidade de Serviço de Tecnologia da Informação (USTI), a participação no projeto permitiu que ele e os outros colegas vissem o que está acontecendo com o meio ambiente. ?Temos que fazer nossa parte, limpando, retirando lixo e protegendo nossos mananciais. É a nossa consciência ecológica que contribui para a proteção do meio ambiente e devemos mostrar isto a todos?, avaliou. Segundo ele, o mutirão também foi oportunidade de fazer amigos.

Para Márcia Mayer de Lima, da Unidade de Serviço de Educação Ambiental (USEA) e uma das organizadoras do projeto, a participação dos empregados de diversas áreas da Sanepar mostrou o comprometimento de todos quanto às questões socioambientais. ?Esta é a prova de que pequenas ações contribuem para grandes resultados. O trabalho em equipe, a integração foram muito importantes?, disse.

continua após a publicidade