Lucimar do Carmo / GPP

Sétima edição do programa vai beneficiar 30 mil moradores da regional com obras de infra-estrutura. 

continua após a publicidade

A Prefeitura de Curitiba dá a largada amanhã, às 10h, ao Mutirão da Cidadania na Regional Pinheirinho. Será na Praça Aníbal Curi, que fica na Rua Ernesto Germano Francisco Hannemann, no Tatuquara. Esta é a sétima edição do mutirão, que fecha a programação de 2006.

Durante toda a semana serão realizadas obras de infra-estrutura no bairro, onde moram aproximadamente 30 mil pessoas. Segundo a coordenadora técnica da Regional Pinheirinho, Edilamar Silva, as obras são variadas. ?Vão desde pavimentação e implantação de calçadas até a troca de lâmpadas de postes?, explica. Ao todo, 40 equipes da prefeitura, formadas por 250 funcionários, vão trabalhar no local.

No final de semana, o mutirão muda de foco. No sábado e no domingo que vem, das 8h às 17h, a população poderá ter acesso a informações sobre saúde, educação, meio ambiente e serviços. Na área de saúde, além de explicações sobre doenças, como câncer de mama, a comunidade poderá fazer exames de diabetes, colesterol, glicemia e pressão arterial. ?A comunidade também terá a oportunidade de fazer avaliações física e nutricional ou ainda massagem?, explica. Na área estética, haverá cortes de cabelos e manicures trabalhando durante os dois dias.

continua após a publicidade

A prefeitura também vai disponibilizar pessoal para esclarecer dúvidas da população quanto ao IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), casa própria, regularização de terrenos e dicas sobre construção. O mutirão também vai oferecer diversão para a comunidade, com várias oficinas, brinquedos e teatrinho popular para todas as idades.

Para realizar os mutirões, a prefeitura conta com o apoio do Grupo Paulo Pimentel, das universidades Uniandrade, Uniabel, Faculdades Curitiba e Tuiuti, da Justiça Federal, do Conselho Regional de Psicologia e da ong Criança Segura.

Agenda

continua após a publicidade

O prefeito de Curitiba, Beto Richa, deve manter o programa na agenda do ano que vem. ?Além de transformar a realidade das regiões que mais precisavam de serviços públicos, a vida dos moradores melhorou significativamente. É um programa dos mais completos?, diz. Segundo a prefeitura, foram investidos R$ 3 milhões em obras de pavimentação, implantação de calçadas, recuperação de ruas, limpeza, roçada, sinalização e iluminação pública. O mutirão já passou por seis bairros: Cidade Industrial, Cajuru, Bairro Novo, Portão, Boqueirão e Boa Vista.