O Mutirão da Cidadania promovido pela Prefeitura de Curitiba na Administração Regional Cajuru, na semana passada, representou um investimento de R$ 595 mil em melhorias de infra-estrutura urbana nos bairros Uberaba, Capão da Imbuia, Jardim das Américas, Cajuru e Guabirotuba. O mutirão terminou no fim de semana, no Parque Peladeiro, com uma grande mobilização, da qual participaram 10 mil pessoas e foram feitos, em dois dias, 28.862 atendimentos.
Durante o sábado e o domingo, o parque virou um posto avançado da Prefeitura. O Mutirão da Cidadania é um programa que está levando obras e serviços públicos a todos os bairros da cidade. No sábado, o prefeito Beto Richa assinou escritura de doação à Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) de uma área de 33 mil metros quadrados no Uberaba. A doação põe fim a um impasse que dura mais de 20 anos e possibilitará a regularização fundiária da Vila Solitude II, onde moram 261 famílias. Só no fim de semana, 300 pessoas foram ao espaço da Cohab em busca de informações sobre projetos habitacionais da Prefeitura.
Nos dois dias, o recorde de solicitações de serviço ficou com a área da saúde. Foram 6.586 atendimentos, incluindo exames de pressão arterial, colesterol e glicemia, além de orientações sobre odontologia, promoção de saúde, prevenção à dengue, saúde ambiental, Samu e avaliação nutricional.
A segunda maior procura foi por atividades recreativas, organizadas pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer – 6 mil atendimentos. A Fundação de Ação Social (FAS) fez 1.309 atendimentos. As pessoas receberam informações sobre os programas sociais do município e participaram de oficinas de meia de seda e de costumização. A Fundação Cultural levou apresentações de artistas locais, confecção de brinquedos, artes visuais e contadores de histórias e poesia. Foram mais de 5 mil atendimentos.
A Secretaria do Meio Ambiente distribuiu no sábado e domingo 10 mil mudas para flores e árvores, além das oficinas de materiais recicláveis e exposição de materiais educativos sobre lixo. A Secretaria da Educação, com o tema Comunidade Escola, levou oficinas de fuxico, meia de seda, filtro de café e catavento, mais a venda de artesanato feito pelos participantes do programa.
Durante toda a semana, os bairros da Regional Cajuru se transformaram em um canteiro de obras. Foram feitos serviços de pavimentação, implantação de calçadas alternativas, limpeza e roçada, entre outras melhorias. (SMCS)