Os nove municípios do Oeste e Sudoeste do Estado banhados pelo lago da Usina Hidrelétrica de Salto Caxias, pertencente à Copel, vão encerrar a Semana do Meio Ambiente integrados num grande mutirão para a limpeza do reservatório.

Hoje e amanhã, pelo menos 500 voluntários e uma centena de embarcações estarão mobilizados para percorrer os 144 km2 de superfície do lago, retirando todo o lixo que for encontrado. O material recolhido vai ser depositado em pontos previamente combinados e entregue à empresa responsável pela coleta seletiva na região.

A iniciativa é do Pró-Caxias, um projeto para o desenvolvimento integrado e sustentado da região de influência da Usina de Salto Caxias, que teve origem em 1998 numa parceria da Copel com o Sebrae/PR. Também participam do mutirão os fóruns municipais de desenvolvimento, prefeituras, Polícia Florestal, Corpo de Bombeiros, Emater e diversas organizações não-governamentais da região.

Uma das grandes preocupações da comunidade próxima ao lago de Salto Caxias é criar e desenvolver junto à população a consciência de responsabilidade ambiental, conferindo à região uma condição de exemplo de civilidade e respeito à natureza. Assim, a idéia do mutirão assume dupla finalidade: retirar do lago e de suas margens todo o lixo e servir de exemplo prático à população dos danos que a destinação incorreta dos rejeitos pode causar à natureza.

No princípio do mês, técnicos da Copel e do Sebrae que integram o projeto Pró-Caxias percorreram todo o lago da hidrelétrica e produziram um diagnóstico preocupante da situação. Além de significativa quantidade de lixo acumulado em diferentes pontos do reservatório, eles encontraram muitas embalagens de agrotóxicos e de produtos veterinários.

continua após a publicidade

continua após a publicidade