Consumidores inadimplentes e com nome sujo na praça têm até amanhã para renegociar suas dívidas no mutirão “Acertando suas Contas”, organizado pela Associação Comercial do Paraná (ACP). É uma oportunidade para quem abusou nas compras parceladas poder negociar direto com a empresa, limpar o nome e receber orientações de como administrar melhor o orçamento e não ter mais essa dor de cabeça.
Como aconteceu com a dona de casa Terezinha Moura, que se empolgou com as facilidades de pagamento na hora de comprar móveis novos para casa e durante três anos ficou sem crédito. “Comprei apenas um armário e um computador, mas com o tempo surgem despesas que a gente não espera e acaba gastando com um remédio ou com a escola das crianças”, conta. Depois de conseguir renegociar o pagamento da dívida, a dona de casa diz que aprendeu a lição. “Não quero saber mais de gastar, só quando tiver o dinheiro mesmo”, diz.
Já para o pintor Domingos Rodrigues, que quitou uma dívida de mais de um ano, limpar o nome foi uma oportunidade para dar entrada no carro que tanto desejava. “Antes já havia buscado a empresa para renegociar, mas não tinha conversa. Fiquei surpreso, pois aqui foi bem rápido e finalmente vou conseguir comprar o carro que estava de olho”, disse.
Até agora 6 mil pessoas foram atendidas, mas a previsão é de que mais de 10 mil sejam orientadas até o final da semana. “O principal objetivo do mutirão é que a população possa conversar com as empresas e o consumidor resgate seu crédito”, explica Simone Scuissato, supervisora de consultas da ACP. A consultora ainda alerta aos consumidores para nunca comprometerem mais do que 30% do orçamento. O atendimento é das 8h30 às 18h, até amanhã, no prédio da ACP, no calçadão da Rua XV.