Foto: Lucimar do Carmo

Beto Richa: resultados do projeto são altamente positivos.

continua após a publicidade

Pela segunda vez em um ano, a região do bairro Boqueirão, em Curitiba, está sendo atendida pelo programa Mutirão da Cidadania. Iniciativa da Prefeitura, o programa visa a concentrar em pouco mais de uma semana a realização de diversas obras de melhoria nos bairros. Desde que foi criado, em maio de 2006, o Mutirão da Cidadania já passou pelas nove regionais da capital e atendeu cerca de 200 mil pessoas.

Ontem, no lançamento do programa na Regional Boqueirão, o prefeito Beto Richa aproveitou para divulgar as obras que serão realizadas durante esta semana e fez uma avaliação do programa, que entra agora na segunda fase. ?Os resultados do Mutirão da Cidadania são altamente positivos, pois conseguimos realizar as pequenas obras que ajudam a melhorar a vida das pessoas nos bairros?, disse. Segundo Richa, a própria população é quem indica quais são as prioridades, o que também contribui para a satisfação da comunidade. ?Estamos promovendo um novo estilo de administração, saindo do gabinete para ouvir o que a população dos bairros deseja, ao invés de ficar apenas ditando regras.?

Entre as obras que serão realizadas durante esta semana – que incluem, além do Boqueirão, os bairros do Alto Boqueirão, Jardim Paranaense, Eucaliptos e Érico Veríssimo – estão a construção de 3,8 mil metros de calçadas e 2,4 mil metros de pavimentação asfáltica, dos quais mil metros são recuperação e 1,4 mil são implementação de novas vias. De acordo com o administrador da Regional Boqueirão, Pablo Morbis, entre as obras indicadas pela comunidade do bairro estão a recuperação da Rua Eduardo Pinto Rocha, bem como da via Francisco Derosso até o acesso de entrada do zoológico. Também fazem parte do cronograma de obras a revisão de toda a iluminação pública, a manutenção de praças e parques e melhorias na sinalização.

Para o vendedor José Carlos Fontoura Alves, a comunidade do bairro ficou admirada com a rapidez com que a Prefeitura respondeu às  suas reivindicações. ?Estávamos programando um protesto para chamar a atenção para as necessidades do bairro. Mas fomos orientados a fazer um abaixo-assinado e assim que entregamos o documento, tivemos a confirmação do mutirão?, falou.

continua após a publicidade