Fernando Augusto/Secs |
Palacete passa abrigar o acervo do museu. |
O Palácio São Francisco, no setor histórico de Curitiba, tornou-se, ontem, a nova sede do Museu Paranaense. O novo espaço foi inaugurado pelo governador Jaime Lerner, às 19h, durante as comemorações dos 149 anos de emancipação política do Paraná. O antigo palacete da família Garmatter foi restaurado e adaptado pelo governo do Estado, num investimento de R$ 5 milhões, que incluiu a construção de um anexo, com 1.400 metros quadrados.
A nova sede do Museu Paranaense tem uma área de 4.547 metros quadrados, um espaço três vezes maior que o ocupado até agora no edifício do antigo Paço Municipal, na praça Generoso Marques, no centro da capital. Das 317.519 peças do acervo, que conta a história do Paraná desde 8.000 A.C. até os dias atuais, cerca de mil já estarão expostas a partir desta quinta-feira.
Dividido em dois pavimentos, o anexo não possui janelas e é totalmente climatizado e desumidificado, podendo receber peças de museus internacionais. A reserva técnica fica no prédio que abrigava o antigo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), construído ao lado do Palácio São Francisco. No edifício central, que é tombado pelo Patrimônio Histórico e foi restaurado, foram instaladas salas de reunião, gabinetes para pesquisadores, biblioteca, um auditório, uma loja e chapelaria.
Neste espaço também estão instalados móveis e objetos do século 20 que contam a história do palacete na época em que abrigou a sede dos governos de Manoel Ribas, José Lupion e Caetano Munhoz da Rocha, além de diversas obras que mostrarão a história do Paraná no último século
Serviço: Museu Paranaense. endereço: Rua Kellers, 289 Alto de São Francisco. Horário para visitas: de terça a sexta-feira, das 9h30 às 17h30; sábados e domingos, das 11h às 17h. Informações: (41) 321-4727.