Uma releitura de personagens infantis está ganhando os muros da Creche Tia Chiquita, no Bairro Novo, em Curitiba. Para acabar com a pichação, a creche buscou no grafite e na criatividade de adolescentes do bairro uma forma de mudar a própria paisagem, envolvendo a comunidade e promovendo a integração entre as crianças e os jovens da região.
Foi assim que o Menino Maluquinho, o primeiro desenho a ficar pronto, trocou a panela por um gorro colorido. Emília e Visconde de Sabugosa começaram a ser pintados no muro nesta terça-feira e, como aconteceu com o Maluquinho, terão, certamente, características novas, o que deve acontecer também com A Turma da Mônica, que já tem espaço garantido no muro.
Os personagens de Monteiro Lobato, Ziraldo e Maurício de Souza foram escolhidos pelos próprios adolescentes e, o que era apenas uma iniciativa para coibir a ação de pichadores, virou um projeto que vem envolvendo a comunidade e tem boas chances de se estender a outras creches.
A Creche fornece o material – além de tinta, revistas em quadrinhos e livros de histórias infantis – e os jovens se encarregam do grafite. "Conversando com a comunidade em busca de uma solução para o problema da pichação, percebemos que poderíamos convocar os adolescentes do bairro para ajudar. Foi assim que nasceu o projeto: nós oferecemos o material e o desafio de fazer uma releitura dos personagens do Ziraldo, Maurício de Souza e Monteiro Lobato e eles trazem para a creche a prática do grafite", diz Soraya Oliveira do Rosário, diretora da creche.