Os muros da igreja e do cemitério do Santa Cândida, em Curitiba, estão ganhando vida nova. Pinturas com paisagens bucólicas e temas religiosos preencheram o, até então, espaço vazio. A intenção da paróquia foi coibir a ação dos pichadores que atuam na região. Com o novo cenário, a impressão de quem passa pelo local muda completamente. As cores vivas tomaram conta do lugar.

continua após a publicidade

O artista plástico Jhony Par, responsável pelo trabalho, conta que esta semana foi concluída a primeira fase do projeto, quando uma parte do muro recebeu os desenhos. As atividades duraram um mês. Jhony utilizou uma técnica para a reprodução visual em grandes proporções, o que permite uma cópia fiel dos detalhes de pequenos objetos. O procedimento foi usado na pintura da imagem de Santa Cândida. "O objetivo de fazer este trabalho artístico foi mostrar que é possível impedir as ações de vandalismo. Havia muitas pichações aqui. Era só pintar o muro que no dia seguinte já tinham pichado", afirma.

As paisagens bucólicas e os temas religiosos foram escolhidos para agradar a comunidade da região e as pessoas que freqüentam a igreja. "As pinturas são diversificadas porque temos perto o Colégio Estadual Santa Cândida, com 3 mil alunos, e a comunidade que vai até a igreja. Cada um quer ver uma coisa diferente. Tentamos agradar todo mundo", comenta Jhony.

A segunda etapa do projeto ainda está sendo analisada, pois depende de apoio cultural para se tornar realidade. A expectativa é concluir a próxima fase no mês de abril. Depois disso, o muro de 100 metros do Colégio Estadual Santa Cândida será reformulado com as pinturas. Elas seguirão praticamente as mesmas características em relação ao que foi feito na igreja, mas sem os temas religiosos. "Haverá a participação dos alunos e da comunidade em torno do colégio. Em março, vamos promover um concurso de pintura e de desenho para selecionar os melhores estudantes. Esses ajudarão diretamente no trabalho", explica. O muro do colégio deve ficar pronto em maio. 

continua após a publicidade