Dos 399 municípios do Paraná, apenas 17 entregaram o plano municipal de gestão das águas à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) e ao Ministério Público Estadual. O plano prevê um estudo para que todos os municípios do Paraná conheçam a situação da água em sua região.
Para o secretário Rasca Rodrigues, a carência dos planos dos outros 382 municípios demonstra o descaso dessas cidades com a água e o meio ambiente. “O problema das cidades que não entregaram é a falta de compromisso das direções desses municípios com o meio ambiente. O prazo já havia sido expandido e, mesmo assim, não entregaram os planos”, diz.
De acordo com Rodrigues, a atuação dos municípios no plano, irá auxiliar na construção do plano estadual de recursos hídricos e dos planos de bacia hidrográfica.
“O principal motivo do plano municipal de gestão das águas é mostrar a situação em que as águas das suas regiões se encontram, bem como a vazão, número de nascentes e os impactos sofridos até o momento. É como uma bíblia da água, que demonstra a situação das águas”, acrescenta.
Até a última quinta-feira, 17 municípios haviam apresentado o plano no tempo determinado, sete pediram prorrogação do prazo, outros 157 municípios, organizados em associações, também pediram dilatação do prazo de entrega.
O restante não se prontificou e encontra-se inadimplente perante os dois órgãos. As cidades que não entregaram o plano dentro do prazo, no último dia 30, sofrerão medidas judiciais.