Crianças que vão cursar a primeira série (ou primeira etapa do primeiro ciclo) nas escolas municipais e estaduais de Curitiba no ano que vem deverão fazer a matrícula de amanhã a sexta-feira. A vaga de cada criança já está garantida e foi confirmada aos pais em correspondência que está sendo enviada pela Secretaria Municipal da Educação. Em dezembro será feita a matrícula de alunos do pré-escolar.

Graças ao cadastramento realizado em meados do ano, a matrícula, na prática, é apenas a confirmação da vaga que foi escolhida de acordo com o endereço de cada criança e da área de abrangência da escola. Serão matriculadas, nas escolas públicas, cerca de 25 mil crianças na pré-escola e primeira série ? 21 mil matrículas nas escolas municipais e outras 4 mil nas estaduais. Serão 7 mil novos alunos na primeira série e outros 16.500 na pré-escola. O cadastramento facilitou o atendimento e garantiu que as crianças freqüentem as escolas mais próximas de suas casas.

Procedimentos

Ao receber a carta comunicando a reserva da vaga, os pais devem se dirigir à escola indicada, com a documentação obrigatória (certidão de nascimento, comprovante de residência e protocolo do cadastro) para confirmar a matrícula.

Os pais que não fizeram o cadastramento, mudaram de casa ou quiserem matricular os filhos em uma escola diferente da que foi indicada pelo cadastramento deverão procurar os Núcleos Regionais da Educação, nas ruas da Cidadania, 12 a 22 de novembro.

Curitiba tem hoje 156 escolas municipais, com 109 mil estudantes ? 27 mil alunos novos a cada ano. De 1997 a 2002, o município construiu 98 salas de aula, que atenderam 6.900 alunos do ensino fundamental. A previsão para 2003 é que sejam construídas vinte novas salas de aula. Estas ampliações gerarão 1.200 novas vagas.

continua após a publicidade

continua após a publicidade