Multinacional Syngenta Seeds toma posse de fazenda

A posse da fazenda experimental da multinacional Syngenta Seeds, em Santa Tereza do Oeste, foi oficialmente reintegrada à empresa ontem. O ofício que garantiu a retomada das terras foi emitido após o reconhecimento da área, pela manhã. Os integrantes da Via Campesina – que deixaram o local sem levar parte da plantação de mandioca que mantinham nas terras – afirmam que a luta para coibir as atividades da Syngenta no Estado continua, mas, no momento, não falam em novas investidas contra a empresa.

Em nota, a empresa confirmou oficialmente o recebimento do documento. A reintegração foi concedida após um ano e quatro meses da ocupação, realizada por integrantes da Via Campesina e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), segundo a multinacional. A nota informou ainda que uma avaliação das condições da estação experimental será feita e servirá de base para o planejamento das futuras atividades no local.

Ainda não há informações de providências a respeito de possíveis danos causados pelos sem terra no território. Relatos dariam conta de que sementes e maquinários teriam sido roubados e árvores cortadas, mas ainda não há avaliação oficial sobre isso. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo