Servidores públicos estaduais, em sua maioria professores liderados pela APP Sindicato, fizeram ontem mais uma manifestação de repúdio às propostas recentemente anunciadas pelo governo Beto Richa para o funcionalismo e exigindo a regularização dos pagamentos atrasados. Professores da rede estadual vindos do interior do estado se juntaram aos educadores da capital e aos agentes do Detran numa passeata que chegou a reunir 10 mil pessoas, segundo estimativa oficial divulgada pela Polícia Militar. Os organizadores do protesto disseram que 50 mil participaram do ato.
Os manifestantes saíram em marcha partindo de dois pontos distintos. Enquanto um grupo saiu da Praça Rui Barbosa, outro partiu da Praça Santos Andrade. Ambos foram em direção ao Palácio Iguaçu, onde o governo e a categoria se reuniram para discutir o fim da greve. Todas as ruas pelas quais passavam eram fechadas por funcionários do Detran, identificados com coletes, que também aderiram ao movimento grevista.
Até mesmo alguns policiais militares revelaram seu apoio ao protesto, ainda que de forma discreta. Uma das viaturas paradas na Avenida Cândido de Abreu, do 12.º Batalhão da Polícia Militar (BPM), exibia um pequeno cartaz, escrito à mão, com a frase: “Estamos juntos. Parabéns!”.
Algumas linhas de ônibus que passam pelas ruas por onde passou a passeata sofreram atrasos e tiveram que alterar o itinerário.