Quatrocentas mulheres devem representar o Paraná na terceira edição da Marcha das Margaridas, tradicional manifestação de trabalhadoras rurais, marcada para os dias 21 e 22 agosto, em Brasília. Uma reunião de preparação ocorreu ontem, na sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Paraná (Fetaep), onde representantes das 10 regionais demonstraram interesse em enviar uma caravana à capital federal.

continua após a publicidade

Com a participação estimada de 50 mil mulheres trabalhadoras rurais do País, a marcha pretende ir até o Palácio do Planalto para entregar uma pauta de reivindicações ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. ?A reunião de hoje (ontem) foi o primeiro passo do Paraná para a marcha. Discutimos vários temas com as líderes das regionais, que agora conversarão sobre eles com suas comunidades. Em dois novos encontros criaremos nossa pauta de reivindicações para levarmos a Brasília?, explicou a coordenadora da Comissão Estadual das Mulheres Agricultoras da Fetaep (Cemtra), Regina Barbato, que revelou que organização da produção, meio ambiente, violência e discriminação por gênero foram os temas mais discutidos na reunião.

A Marcha das Margaridas, nome dado em homenagem à líder sindical paraibana Margarida Alves, assassinada em agosto de 1984, reuniu 20 mil pessoas em 2000 e cerca de 35 mil em 2003 e já alcançou importantes conquistas para as agricultoras brasileiras, como o Pronaf Mulher e a titulação conjunta de terras. 

continua após a publicidade